Semasa repassa caixas de água para famílias de baixa renda


Para sair à frente e precaver grande parte da área territorial da cidade da escassez de água durante o auge da estação mais quente do ano, a Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) está providenciando a doação de caixas d’água para famílias sob vulnerabilidade financeira, com a finalidade de que a estocagem garanta o abastecimento nas torneiras na execução das tarefas simples de dentro de casa, como as desempenhadas na cozinha (cozimento de alimentos), e no banheiro, com banhos de chuveiro e uso da descarga sanitária. Neste período do ano, em que as temperaturas são elevadas, é comum queda da incidência e do volume de chuvas, e crescimento do consumo, por isso a Semasa conscientiza a população sobre o uso prudente em banhos curtos, varrição de calçadas (e menos lavações), lavação de veículos com baldes e enchimento moderado de piscinas infantis. Serão entregues caixas d’água de plástico, com tampa, totalmente vedadas, com capacidade de 310 litros, uma pesagem padrão a ser comportada pelas estruturas dos telhados das residências.

Serão contemplados, com a doação de caixas d’água, os bairros e loteamentos Chapada, Cruz de Malta, Gralha Azul, Guadalajara, Guarujá, Jardim das Camélias, Novo Milênio, parte alta do Santa Helena e o Santa Clara, São Francisco, algumas famílias do bairro São Miguel, do Vila Mariza e do Vista Alegre. O número de beneficiados é variável em cada local.

O secretário responsável pela pasta municipal, Jurandi Agustini, se reuniu com a comunidade do loteamento Gralha Azul na noite de segunda-feira (21), cujo motivo foi apresentar a ideia mediante levantamento prévio de famílias, já realizado. No Gralha Azul serão 39 famílias beneficiadas. “Esta atitude de reserva amenizará o problema no verão. Não irá faltar água para fazer comida e nem para tomar banho. Isto é o principal”, pontua o secretário.

Será agendada a data da entrega oficial das três primeiras caixas d’água, pelo prefeito Antonio Ceron, a moradores do Gralha Azul. A entrega pode começar ainda nesta semana. No próximo dia 23 de setembro o loteamento celebrará 20 anos de fundação e, segundo o secretário, este deve ser visto como um presente à comunidade.

Será averiguada a possibilidade de instalação das caixas na própria casa, se será necessário reforço da estrutura ou decidido pela colocação na parte externa. A instalação dos aparelhos ficará por conta dos moradores. E para os que não possuírem condições de implantar, a Semasa prestará sua contribuição. A Secretaria complementará o fornecimento de boia, entre outros acessórios indispensáveis para o funcionamento completo do dispositivo.
O presidente da Associação de Moradores, Samara Garcia, comemora a novidade e lembra que no verão a comunidade sofre com a falta de água até por ser um local alto. O Gralha Azul possui em torno de 1.600 habitantes, em 330 residências.

O processo de decisão

A partir do início deste ano, em pleno verão, o serviço de assistência social da Semasa elaborou um levantamento de verificação de condições dos habitantes dos locais considerados pontos críticos atingidos pela falta de água principalmente no verão em Lages, levando em consideração sua posição geográfica. Geralmente, a vazão da água enfraquece em partes altas.

De 800 a mil caixas no total

Ao todo, a Semasa receberá, através de doações de empresas, entre 800 e mil caixas d’água, de forma gradativa, conforme acompanhamento das distribuições às residências. A distribuição deverá acontecer até dezembro deste ano. Já existe o levantamento das 300 primeiras famílias a receberam as caixas. Lages possui, atualmente, reservatórios com capacidade diária de estocagem de 14 milhões de litros de água, sendo que estão planejados novos reservatórios para que haja incremento de oito milhões de litros.

Fotos: Toninho Vieira



08/10/2017


Os trabalhos de construção do novo reservatório da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), o R-16, do bairro Pró-Morar, estão em ritmo acelerado: 60% da obra está ...

mais dicas
Cartilha com dicas
divertidas
Todos os direitos reservados © 2011
Desenvolvido por